Etiqueta de papel
As etiquetas em papel são bastante econômicas. Utilizadas para logística, uso interno, correios e crachás, são versáteis e aceitam bem a escrita com canetas comuns. Podem ser em branco ou impressas, com dados variáveis ou impressão padronizada. Temos etiquetas em papel offset (fosco) ou couchê (semi-brilho).
Etiqueta de papel térmico
O papel térmico dispensa o uso de ribbon de impressão, facilitando o gerenciamento de suprimentos. Tem durabilidade limitada (até 5 anos em condições ideais), e não pode ser submetida a luz UV, calor ou umidade. Muito utilizada em supermercados, padarias e estabelecimentos comerciais.
Papel transtérmico (transtherm)
O papel transtérmico é o papel ideal para impressões com ribbon. Trata-se de um papel com superfície extralista, que melhora a ancoragem da tinta do ribbon, permitindo a impressão em resolução mais alta, com bom acabamento. É recomendado para a impressão de códigos de barras e textos pequenos, e impressoras térmicas de resolução mais alta (300 dpi ou superior).
Papel couchê duplo uso
As etiquetas de papel couchê duplo uso são etiquetas com duas camadas de adesivo e liner, o que permite que elas sejam coladas em uma superfície, e depois removidas e coladas em outra. Muito usada em logística, quando a etiqueta é colada no pacote, e depois removida (inteira ou em partes) e colada na planilha de controle.
Etiqueta de BOPP
O BOPP (Polipropileno biorientado) é o mais econômico dos filmes, e a escolha ideal para etiquetas resistentes a água e refrigeração. O BOPP é mais resistente a rasgos que o papel e também utilizado como rótulo. Disponível em branco fosco, branco brilhante, transparente ou metalizado (prata brilhante).
Etiqueta de BOPP Térmico
O BOPP térmico dispensa o uso de ribbon de impressão. Resistente a água e refrigeração, é muito utilizado em padarias, açougues e rotisserias. O BOPP é mais resistente a rasgos, atrito e umidade que o papel, e é a escolha ideal quando este não atende à demanda.
Etiqueta de poliéster (PET)
O poliéster é o filme com maior resistência mecânica das etiquetas, por isso é recomendado para etiquetas duráveis, etiquetas de patrimônio e etiquetas sujeitas a atrito e rasgos. Também é extremamente liso, resultando em rótulos de alta qualidade. Disponível em branco, prata fosco (cromo), prata brilhante, holográfico, aço escovado, ouro ou transparente.
Etiqueta de polietileno (PE)
Etiquetas de polietileno são bastante conformáveis (podem ser esticadas), e são recomendadas para superfícies curvas ou acinturadas. Muito utilizadas em rótulos de cosméticos e embalagens flexíveis.
Etiqueta de Tyvek
O Tyvek é um nãotecido composto de fibras de polietileno. Trata-se de um material especial, extremamente resistente a rasgos, durável e antifungo. Muito utilizado em pulseiras de eventos e hospitais, além de adesivação de produtos químicos e etiquetagem de materiais esportivos.
Etiqueta de nylon resinado (tafetá)
Utilizada principalmente em etiquetas de composição (etiquetas para roupas). É um material lavável, resistente, que pode ser impresso em ambos os lados com o ribbon de resina têxtil.
Etiqueta de poliimida (Kapton)
O filme de poliimida é extremamente resistente a altas temperaturas e agressores químicos. Utilizado principalmente na indústria eletrônica (etiquetas para PCBs), indústria automotiva e indústria química.
Etiqueta de vinil (PVC)
O PVC tem alta durabilidade e resistência a umidade. Esta etiqueta é utilizada principalmente quando a etiqueta estará exposta ao ar livre e ao clima, na adesivação de fachadas, placas e elementos de sinalização. Também utilizada para identificação de tambores e tanques industriais.
Policarbonato
Etiquetas de policarbonato recebem a impressão pelo verso. Assim, são recomendadas em aplicações altamente sujeitas a desgaste por fricção, como etiquetas para botões, teclados, mesas e painéis.